Sem categoria

Fórum Nacional Permanente do PCdoB Sobre a Emancipação da Mulher

Veja abaixo a composição do Fórum Nacional do PCdoB Sobre a Emancipação da Mulher eleito na 2ª Conferência Nacional partidária de mesmo tema e referendado pelo Comitê Central em 2012, conforme Art.55 do Estatuto Partidário.

 Fórum Nacional Permanente do PCdoB Sobre a Emancipação da Mulher
(Eleito na 2ª Conferência Nacional Sobre a Emancipação da Mulher – 2012*)

Alice Portugal

Farmacêutica, militante há 33 anos. Deputada federal, foi coordenadora da bancada feminina na Câmara. Integra o Comitê Estadual do PCdoB-BA e o Comitê Central do Partido.

Ana Carolina Barbosa
34 anos. Militante desde 2000. Advogada especialista em Direito Público, Direitos Humanos e Ciências Criminais. Trabalhou por cinco anos com proteção a testemunhas ameaçadas e a mulheres vítimas de violência doméstica. Começou sua militância presidindo o centro acadêmico do Curso de direito da PUC-GO, foi presidenta da UJS-GO e do Centro Popular da Mulher.

Ana Rocha
Formou-se em Psicologia na UFBA e mestra pela UERJ .É do PCdoB desde 1973. Em 1975, por tarefa partidária foi trabalhar na Rádio Tirana. Foi da direção do PCdoB-RS de 1980 a 1985. É da Direção Nacional do PCdoB desde o 7º Congresso. Foi fundadora da revista Presença da Mulher. Editora do Jornal A Classe Operária e integrante do Secretariado Nacional do PCdoB de 1992 a 1994. É Presidenta Estadual do PCdoB-RJ desde 1995. Integra a Comissão Política Nacional do PCdoB.

Daniele Costa Silva
33 anos, Secretária Estadual de Organização do PCdoB-BA, membro do Comitê Central, Coordenadora Nacional e Estadual da União Brasileira de Mulheres – UBM, entidade que representa no Conselho Estadual de Comunicação da Bahia. Ingressou no PCdoB em 2001 atuando no movimento estudantil universitário, foi membro da direção estadual e nacional da União da Juventude Socialista – UJS.

Elisangela Lizardo
34 anos, bióloga, mestra e doutoranda em Educação pela PUC-SP. Foi presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos – ANPG e Diretora Nacional de Jovens Cientistas da União da Juventude Socialista – UJS e da Executiva Estadual da UJS-MG.

Elza Maria Campos
Assistente social. É coordenadora nacional da União Brasileira de Mulheres UBM. É integrante do Comitê Estadual do PCdoB-PR.

Eremi Melo
Metalúrgica, 47 anos. Líder sindical, integrante da executiva nacional da Federação Interestadual de Metalúrgicas e Metaúrgicos do Brasil – FITMetal e integrante do Comitê Estadual do PCdoB-RS.

Jandira Feghali
Médica. Filiou-se em 1981. Deputada pela 1ª vez aos 29 anos, foi Constituinte Estadual e 5 vezes deputada federal. Relatora da Lei Maria da Penha e autora da lei que obriga os planos de saúde a oferecerem cirurgia reparadora de mama para as pacientes vitimadas pelo câncer. Foi Secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói e Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Integrante do Comitê Central e do Comitê Estadual do PCdoB-RJ.

Jô Moraes
Assistente social, ingressou no Partido em 1972, é deputada federal, presidenta do Comitê Estadual do PCdoB-MG. Membro do Comitê Central desde 1981. Primeira coordenadora-geral da UBM, atualmente é relatora da CPMI da Violência Contra a Mulher.

Julieta Palmeira
Militante desde 1977, médica geriatra. Integra o Comitê Estadual do PCdoB-BA e Comitê Central. Atualmente é presidenta da Bahiafarma.

Julio Vellozo
36 anos é historiador, mestre em culturas brasileiras pela USP e doutorando pela mesma universidade. É militante do partido desde 1996. Atualmente é Secretário Nacional de Juventude e membro da Comissão Política Nacional.

Liège Rocha
Bibliotecária, 67 anos. Ingressou no Partido em 1972. Integrou os comitês estaduais do PCdoB-BA e PCdoB-SP. Co-fundadora e diretora da Revista Presença da Mulher, é coordenadora da UBM, entidade que representa na Federação Democrática Internacional de Mulheres – FDIM. Foi da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República – SPM. Integrante do Comitê Central e Secretária Nacional da Mulher do PCdoB desde a criação da pasta, em 2007.

Luciana Santos
Engenheira eletricista, 46 anos. Foi prefeita de Olinda, deputada estadual e secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. Filiada ao PCdoB desde 1987, é vice-presidenta nacional do Partido, deputada federal e líder da bancada comunista na Câmara dos Deputados.

Lúcia Rincón
Professora, 59 anos, militante do Partido desde 1978. Foi co-fundadora da Revista Presença da Mulher e integrante da primeira diretoria da UBM. Fundadora e primeira presidenta do Centro Popular da Mulher de Goiás. Ex-presidenta da Apuc e secretária da mulher da Confederação de Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino – Contee, atualmente é Secretária da Mulher do PCdoB-GO e do Comitê Municipal de Goiânia.

Mônica Custódio
Formada em Geografia. Integrou a direção executiva do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio entre 1993 e 2010. Foi da Executiva Nacional da CUT – Central Única dos Trabalhadores. Integrante da Executiva Nacional da FITMetal (2010/2013) – diretora de combate ao racismo. Secretária de Relações Internacionais da União de Negros pela Igualdade – Unegro.

Nágyla Drumond
36 anos, socióloga, professora universitária. Secretária Estadual de Movimentos Sociais do PCdoB-CE. Integra a Coordenação Estadual da UBM e preside o Centro Socorro Abreu.

Nereide Saviane
64 anos, professora. Doutora em educação pela PUC-SP. Ingressou no PCdoB em 1986. Foi membro do Comitê Estadual do PCdoB-SP e da comissão estadual de formação. Integra o Comitê Central e a Comissão Nacional de Formação e Propaganda. Atualmente é Diretora da Escola Nacional e Diretora de Formação da Fundação Maurício Grabois.

Olgamir Amancia Ferreira de Paiva
Professora universitária. Mestra e doutora em educação pela Universidade de Brasília. Militante do PCdoB desde 1987, membro do Comitê Regional do PCdoB-DF e integrante da comissão política estadual como Secretária Distrital da Mulher. Atualmente é Secretária de Estado da Mulher do Governo do DF.

Olívia Santana
Pedagoga, 45 anos. Ingressou no Partido em 1988. Vereadora em Salvador/BA, membro do Comitê Estadual do PCdoB-BA. É dirigente da (Unegro) e foi secretária de Educação e Cultura do Município.

Raimunda Gomes (Doquinha)
Professora, mestra em educação, foi presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas – SINTEAM de 1999 a 2005. Ingressou no Partido em 1994 e foi membro da direção estadual de 1997 a 2010. Atualmente é secretária da mulher trabalhadora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Raimunda Leone
Metalúrgica, militante desde 2002. Foi tesoureira do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro. É secretária da mulher da FITMetal. Membro da Comissão Política Estadual do PCdoB do Rio de Janeiro e do Comitê Central.

Silvana Conti
48 anos, professora. Militante da UBM, entidade que representa no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre. Articuladora nacional da Liga Brasileira de Lésbicas – LBL e secretária da mulher do comitê municipal da Porto Alegre e integrante do Comitê Estadual do PCdoB-RS.

Vanessa Grazziotin
Farmacêutica, 51 anos. Ingressou no Partido em 1980, é senadora pelo PCdoB-AM, membro do Comitê Estadual do PCdoB-AM e membro do Comitê Central.

Walter Sorrentino
Médico, 57 anos, membro do PCdoB desde 1972, atualmente é Secretário Nacional de Organização, membro do Comitê Central desde 1988 e já foi presidente estadual do PCdoB-SP 1992-2001.

*Fórum Nacional do PCdoB Sobre a Emancipação da Mulher eleito na 2ª Conferência Nacional partidária de mesmo tema e referendado pelo Comitê Central em 2012, conforme Art. 55 do Estatuto Partidário.