Vale as Malvinas? Argentina X Reino Unido por final no hóquei

As leonas argentinas da equipe de hóquei sobre grama vão disputar, nesta quarta-feira (8), a semifinal olímpica em busca da medalha dourada ainda inédita para o país campeão mundial na modalidade. Nestas Olimpíadas, Argentina e Reino Unido já se enfrentaram três vezes, com vantagem para o país sul-americano.

Argentina - Telám

É a terceira vez que as britânicas atingem uma semifinal olímpica. Para a Argentina, é a quarta vez seguida. As Leonas já venceram duas vezes a Copa do Mundo da modalidade, disputada de quatro em quadro anos. E são donas de cinco Champions Trophy, a competição anual que reúne as melhores seleções do mundo.

Em Jogos Olímpicos, porém, a medalha de ouro ainda não veio: já são duas medalhas de bronze, em Pequim-2008 e Atenas-2004, e uma de prata, em Sydney-2000.

Com tanto em jogo, não será nenhuma surpresa se o encontro for tenso. O primeiro confronto entre as duas nações já foi assim. Pela primeira rodada do hóquei masculino, os britânicos venceram por 4 a 1 em um jogo cheio de significados fora do campo.

Em maio, o capitão da equipe argentina, Fernando Zylberberg, estrelou uma campanha publicitária do governo argentino sobre os Jogos de Londres-2012, em que aparecia correndo nas ruas da capital das Malvinas (Port Stanley para os britânicos, Puerto Argentino para os argentinos) com o slogan “Para competir em solo inglês, treinamos em solo argentino”.

A polêmica continuou nos outros dois confrontos, 3 a 0 para os argentinos no vôlei masculino e 32 a 21 no handebol masculino. As três partidas, porém, foram disputadas nas fases eliminatórias, em que a vitória não valia tanto quanto nesta quarta-feira (8).

Com Uol