Senado: Inácio Arruda quer manter competitividade do BNB

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) festejou, na tribuna do Senado, a aprovação do aporte de R$ 4 bilhões ao Banco do Nordeste (BNB) por ele proposto, mas pediu garantia de competitividade para a instituição. “É muito importante que o BNDES reduza as suas taxas de juros, mas o nosso banco regional tem que imediatamente ter um preço menor. Ele não pode ficar nunca em desvantagem com o BNDES”, afirmou.

Segundo o parlamentar cearense, “tem um ponto que o Nordeste brasileiro precisa discutir com o Governo. Manter o viés de redução de taxa de juros tem grande significado para a manutenção do projeto de desenvolvimento nacional. Nós conseguimos capitalizar o Banco do Nordeste, mas o preço do dinheiro do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Banco do Nordeste fica mais caro que o do BNDES cada vez que este reduz suas taxas”.

Inácio analisa que “o que a gente ganha com a alavancagem, com a capitalização, a gente deixa de levar, porque o BNDES passa a oferecer um dinheiro mais barato e deixa em desvantagem o Banco do Nordeste. Então, aquela indústria que quer ir para o Ceará ou outro Estado nordestino não vê vantagem em pegar um dinheiro mais caro. Opta pelo financiamento do BNDES e nossa região pede investimento, oportunidade e empregos”.

Diante disso, o senador propõe que, se o BNDES oferecer o dinheiro mais barato, automaticamente o FNE e os fundos do BNB acompanhem a redução da taxa de juros, para não ficarem em desvantagem. Inácio fez questão de registrar na tribuna sua preocupação “para que a gente possa ajustar o preço do crédito oferecido pelo banco da nossa região aos empreendedores, do microempreendedor até o grande empreendedor, que quer investir no nosso Estado, ou nos Estados da nossa Região Nordeste e também da Região Norte”.

Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)