Professores da UFC e da Unilab aprovam realização de plebiscito

Em Assembleia Geral realizada nesta quarta-feira (08/08), no Restaurante Universitário do Campus do Pici com a presença de 623 professores dos campi da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), foi definida a realização de plebiscito sobre a aceitação ou não da proposta do Governo apresentada no 24 de julho e sobre a continuidade ou não da greve. 

Os professores dos campi do Cariri e de Sobral participaram da Assembleia através de videoconferência promovida pelo Instituto UFC Virtual.

A consulta plebiscitária será realizada nos dias 13 e 14 de agosto (segunda e terça-feira), com urnas disponíveis em todas as unidades acadêmicas da UFC e da Unilab. No dia 16, uma nova Assembleia Geral será realizada para homologar o plebiscito.

Por 322 votos a favor contra 193, a proposta de pauta da diretoria da ADUFC-Sindicato para a Assembleia Geral, aprovada na reunião do Comando de Greve da última quinta-feira (2), foi mantida. O ponto de pauta n° 2: “Deliberação sobre plebiscito para aprovação ou não da proposta salarial apresentada pelo governo” foi acrescentado por solicitação de 317 professores da Universidade Federal do Ceará através de abaixo-assinado no site Petição Pública. A Assembleia ratificou a posição da Assembleia anterior de rejeição da proposta do Governo.

A realização de plebiscito sobre continuidade ou não da greve foi aprovada por 279 votos a favor e 201 votos contrários à proposta e 8 abstenções. A decisão pelo plebiscito para votar a aprovação ou não da proposta apresentada pelo Governo no dia 24 foi definida por ampla maioria.

Fonte: ADUFC