Justiça garante paridade nas eleições para reitor da UnB

O vice-reitor da Universidade de Brasília, João Batista de Sousa, anunciou nesta terça-feira que a Justiça derrubou a liminar concedida à Associação de Docentes (ADUnB), que determinava a realização de consulta formal para escolha do dirigente máximo da instituição e com peso de 70% para o voto dos docentes.

Com a decisão, permanece o modelo adotado em 2008 , ou seja, o da consulta informal à comunidade acadêmica e baseada no modelo paritário de votos entre professores, funcionários técnicos e estudantes.

No pedido de mandado de segurança feito à Justiça, a ADUnB afirmou que o Consuni era o responsável pela condução do processo da consulta acadêmica. Na liminar concedida à Associação, em 1º de agosto, o juiz Antonio Cláudio Macedo da Silva, da 8ª Vara Federal, seguiu a argumentação. Na decisão, ele afirmou que "o Consuni, por meio da Comissão Organizadora da Consulta, é a entidade que está conduzindo o processo eleitoral".

Para o reitor, a derrubada da liminar atenta para a capacidade da Universidade de tomar decisões sobre seus assuntos internos. A avaliação é a mesma do procurador geral da UnB, Paulo Gustavo Medeiros Carvalho: “Foi uma vitória da autonomia universitária".