SSA: Ato lembra um ano da morte de trabalhadores em construção

No próximo dia 9/8, completa um ano de uma das maiores tragédias envolvendo trabalhadores da capital baiana. Trata-se da morte de nove operários que despencaram do 20º andar de uma obra em construção, localizada na Av. ACM, uma das mais importantes de Salvador. Os trabalhadores usavam o elevador do prédio, que teria se desprendido e caído de uma altura de mais de 80 metros.

Para lembrar a data, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-BA), a Federação e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e da Madeira (FETRACOM/ SINTRACOM), preparam um ato em memória das vítimas, que acontece na próxima quinta-feira (9/8). Para o presidente da CTB, Adilson Araújo, o movimento servirá também para promover o debate sobre condições de trabalho na cidade.

“O ato é uma resposta da insatisfação dos trabalhadores em relação à saúde e à segurança nos locais de trabalho. É preciso investir nessas duas áreas, principalmente para a construção civil, que é a categoria que mais registra vítimas de acidente”, defende. Araújo espera que a manifestação também sirva para pressionar uma investigação mais rigorosa sobre o caso.

“É preciso garantir uma indenização justa a essas nove famílias, já que elas não terão seus entes de volta”, afirma. Além disso, ele explica que uma punição exemplar à Construtora Segura, empresa responsável pelo Empresarial Paulo VI, onde aconteceu o acidente, poderá incentivar os empresários a investir mais na qualidade do ambiente de trabalho.

O encontro acontece a partir das 6h, no mesmo local da tragédia, ao lado do prédio da SUCOM (Superintendência de Controle e Ordenamento do Solo) e atrás do Hiperposto do Iguatemi, no Caminho das Árvores.

De Salvador,
Erikson Walla