Servidores da UnB param completamente

Os servidores técnicos administrativos da Universidade de Brasília (UnB) que faziam parte dos 30% do efetivo que estavam trabalhando por causa da greve da categoria decidiram suspender suas atividades até o fim do dia de ontem.

A suspensão é para apoiar a paralisação da categoria, iniciada em 11 de junho. Segundo o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), Antônio César de Oliveira Guedes, o ato de protesto dos técnicos administrativos é uma orientação do comando nacional de greve. Desde as 8h, os servidores administrativos da universidade estão parados no prédio da Reitoria e devem permanecer no local até o final do dia. "A suspensão das atividades está sincronizada em todas as universidades federais. Aqui na UnB, estamos fazendo piquete para não subir ninguém, hoje ninguém trabalha. Estas ações unificadas são para sensibilizar o governo a apresentar uma proposta para a categoria", disse o coordenador. Segundo ele, os 30% dos servidores devem voltar ao trabalho hoje.

Entre as reivindicações dos servidores, está o reajuste do piso salarial dos atuais R$ 1.034 para R$ 1.800 e revisão do posicionamento dos aposentados na tabela salarial da categoria. "Há dois anos não temos reajuste, temos o menor piso salarial do Executivo", ressaltou Guedes. De acordo com a técnico administrativa da UnB, Rosângela Fraga, o plano de carreira não acompanha a qualificação e o tempo de serviço do funcionário. "Chega um determinado momento que não tem como o funcionário crescer mesmo sendo qualificado, o salário continua o mesmo", contou.

"Não temos previsão para a categoria voltar ao trabalho, vai depender do governo diante das propostas que forem apresentadas, enquanto isso a gente vai tocando a greve", disse Guedes. De acordo com o Ministério do Planejamento, está agendada a primeira reunião, às 17h, para discutir as reivindicações da categoria.