Síria: Prosseguem em Alepo violentos enfrentamentos

Fortes enfrentamentos entre o Exército Árabe Sírio e bandos armados foram reportados neste domingo (5) na cidade de Alepo, no norte do país, destacou uma fonte oficial. Segundo a fonte, as forças governamentais enfrentam os bando armados – entre os quais se encontram combatentes mercenários de países do Golfo e da Turquia – em vários bairros da cidade, situada a 461 quilômetros da capital, em especial na zona de Sayed Ali.

Um informe citado pela agência de notícias Sana indicou a aniquilação de vários homens armados que resistiam à ofensiva governamental atrincheirados em áreas da Faculdade de Ciências, entre eles um de procedência afegã.

Em choques na zona do parque Al-Kawakibi e no mercado de Seif Eddoula, as autoridades conseguira com a colaboração dos cidadãos da vizinhança, liquidar os terroristas que se encontravam ali, informou a agência síria.

A intensidade dos enfrentamentos é tal que na véspera durante uma emboscada dos bandos armados a um pequeno pelotão do Exército, foram mortos 16 efetivos governamentais e alguns membros dos bandos. Em Homs, a 162 quilômetros ao norte da capital, nas proximidades da mesquita Al-Fateh, na região de Joret Ashayah, se produziu uma explosão que destruiu um armazém dos opositores e causou a morte a vários deles, assim como afetou edifícios próximos.

Também foram reportados choques na cidade de Al-Quseir e em uma área rural de Josiye, na mesma província, com vários mortos entre os combatentes dos bandos e a destruição de um veículo equipado com uma metralhadora Dushka.

Em Hama, a 209 quilômetros de Damasco, as autoridades detiveram um grupo armado da oposição no bairro de Sawaek e confiscaram suas armas, e em Daraa, ao sul, a 110 quilômetros da capital, na aldeia de Yadoudeh e nas fazendas que a rodeiam, liquidaram vários efetivos de um bando armado.

Por outra parte, meios de imprensa sírios destacam a denúncia do jornal britânico Daily Mail, de que os serviços secretos do Reino Unido fornecem equipamentos de comunicação por satélite aos bandos armados sírios.

Segundo o jornal, os telefones que estão sendo fornecidos aos grupos sírios são utilizados pelo Ministério da Defesa britânico e estão projetados para entornos difíceis e são resistentes aos golpes, pólvora e água. O jornal não descartou que para o treinamento dos bandos nestas técnicas se encontrem no território sírio membros das forças especiais de Londres, infiltrados pela fronteira com a Jordânia.

Prensa Latina