Inácio e Lopes participam de ato dos 33 anos da Anistia Política

O senador Inácio Arruda e o deputado federal Chico Lopes, ambos do PCdoB, estão participando, na manhã desta sexta-feira (03/08), de ato em memória dos 33 anos da Anistia Política no Brasil. Inácio e Chico Lopes compõem a mesa da solenidade, que acontece no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e conta com a presença de Paulo Abrão, presidente da Comissão Nacional de Anistia, e do deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP).

A Caravana da Anistia é uma iniciativa da comissão Nacional de Anistia, presidida por Paulo Abrão, em parceria com órgãos públicos e entidades da sociedade civil. Fortaleza recebe nesta sexta-feira a 60a. edição da Caravana, com uma programação de exposições, filmes, peças de teatro, lançamentos de livros, homenagens e julgamento dos processos de pedidos de indenização a 35 perseguidos pelo Estado durante a ditadura. Essa é a segunda vez que a Caravana vai ao Ceará. A primeira vez foi em 2009.

"Este é um momento importante, nos 33 anos da Anistia, para lembrar o longo período de 21 anos em que o Brasil viveu uma ditadura, sem liberdade de expressão, nem garantia dos direitos dos cidadãos", afirmou Chico Lopes, um dos que, durante o regime militar, enfrentaram prisão e tortura.

"Sempre ressaltamos que não deve haver revanchismo, mas sim consciência do País quanto à sua própria história. Um debate aberto com toda a sociedade sobre os fatos desse período, que não podem ser apagados nem esquecidos. Para lembrar aos mais jovens e para sempre valorizarmos a democracia que foi conquistada com a luta e a vida de tantas pessoas, inclusive muitos cearenses", complementa Chico Lopes.

De Fortaleza,
Dawlton Moura