Grades irregulares em prédios no Plano Piloto são derrubadas

Grades em prédios residenciais no Plano Piloto estão com os dias contados. A Agência de Fiscalização (Agefis) deu início a ações de derrubada.

A primeira foi no bloco K da 408 Sul. O objetivo, segundo o órgão, é agir em toda a área de Brasília e, assim, preservar a área tombada. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria de Habitação aprovam a ação. Mas moradores reclamam que a medida vai afetar a segurança de todos.

De acordo com a Agefis, vários prédios estão nessa situação, mas muitos possuem liminares e os recursos estão sendo analisados judicialmente. Setenta prédios já teriam sido identificados pela Agefis. No entanto, a agência está fazendo a derrubada de áreas em que já não existe mais impedimento jurídico. “Estamos agindo naqueles em que a Justiça deu parecer favorável ao GDF”, conta o procurador Jurídico da Agefis, Jairo Lopes. No total, 20 homens, entre apoio operacional e auditores fiscais, participaram da operação de ontem na 408 Sul.

Apesar de as grades ferirem o tombamento de Brasília, a antiga síndica do prédio, que colocou as grades, mas preferiu não dar o seu nome, se mostrou insatisfeita com a situação. Segundo ela, era uma segurança para os moradores, que agora ficarão vulneráveis. “Coloquei as grades há mais de dez anos, pois o pessoal costumava passar por aqui, sujar tudo e fazer muito barulho. Era para a nossa segurança. Agora, vai voltar a acontecer tudo de novo. Na hora que a casa deles for assaltada, eles vão saber o que a gente está sentindo”, reclama.