EUA: milhões de incorreções comprometem cadastro eleitoral

O cadastro eleitoral nos Estados Unidos possui mais de 24 milhões de incorreções, desde nomes em duplicidade até títulos vencidos e cerca de 1,8 milhão de títulos válidos que correspondem a pessoas falecidas.

 Apesar disso, autoridades oficiais e organizações da sociedade civil, como o Grupo Pew Center, declararam que não há evidências de que este panorama induza a irregularidades nas eleições gerais programadas para 6 de novembro.

Existem ainda casos inexplicáveis, como o fato de o condado de Wood, em Ohio, ter um número de eleitores que equivale a 106% da população local, segundo dados do censo oficial.
“A caminho das eleições de inverno, deparamos com um sistema eleitoral cheio de erros, sem controle central e demasiadamente caro. Nada pode garantir que não ocorra um desastre em algum momento do processo de votação”, comentou o professor de direito, Curtis James Jackson, da Universidade de Nova York.

Nas eleições parlamentares ou nas chamadas eleições primárias de 2010 foram apresentados registros de 235,8 milhões de eleitores, entre os quais apenas 37,8% (90,6 milhões) compareceram às urnas na ocasião.

Dois anos antes, nas eleições presidenciais de 2008, o tradicional índice de absenteísmo estadunidense caiu um pouco: entre 231,2 milhões de eleitores inscritos, cerca de 132,6 milhões (56,8 %) compareceram.

Com informações da Prensa Latina – foto Reuters publicada em www.estadao.com.br