Torcedores e turistas terão esquema de saúde na Copa

Brasília está se preparando para garantir a saúde dos turistas durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Junto com as outras 11 cidades-sede, o Distrito Federal integra a Câmara Temática de Saúde, criada pelo Ministério da Saúde para debater, elaborar planos e preparar campanhas preventivas de possíveis surtos e epidemias em municípios que receberão os jogos. Outra questão importante é o monitoramento nas regiões turísticas e a organização da rede assistencial pública e privada para atender as demandas durante o evento mundial.

A Secretaria de Saúde criou uma equipe especial para elaborar o Plano de Eventos de Massa do Distrito Federal, com representantes das subsecretarias de Atenção à Saúde e de Vigilância à Saúde. A tarefa do grupo é propor planos de assistência pré-hospitalar e hospitalar, além de estratégias de vigilância epidemiológica e sanitária para prevenir surtos e epidemias e preparar respostas imediatas às emergências durante a Copa 2014. As ações não têm o objetivo de criar investimento específico para a Copa, mas avançar no processo de organização do Sistema Único de Saúde (SUS).

O plano pré-hospitalar já está praticamente concluído e inclui o mapeamento dos serviços de urgência existentes na capital federal, com a identificação das unidades de referencia para o atendimento aos turistas. Também está prevista a realização de cursos de capacitação dos profissionais que atuam na assistência pré-hospitalar e hospitalar da rede urgência e emergência e da vigilância à saúde. Já o plano hospitalar deve ficar pronto até dezembro.

“Precisamos qualificar as portas de entradas para funcionar em rede, com ênfase na classificação de risco”, afirma a diretora de Urgência e Emergência da SES, Marinice Cabral Moraes. Segundo ela, o plano está focado na organização do fluxo de atendimento. Para tanto, será criada uma nova central de regulação de urgência na SES a partir de agosto. Atualmente, essa regulação é feita pelo Serviço de Atendimento de Urgência (Samu).