Manuela apresenta soluções para o caos da saúde em Porto Alegre

Diante de uma plateia de trabalhadores, gestores e especialistas da saúde, a candidata à prefeitura de Porto Alegre, Manuela d’Ávila (PCdoB) lançou um comitê temático para o setor nesta terça (31). Ela aproveitou o evento para apresentar 22 propostas de enfrentamento do caos na saúde na capital gaúcha.

Manuela saúde - Tomas Edson

Entre as ações, constam projetos como enfrentar as filas no SUS, informatizar o atendimento nos postos de saúde e alcançar as 300 equipes de Saúde da Família que fazem atendimento básico nos bairros. Outra meta é implantar as academias de saúde com apoio do governo federal.

"Temos de resolver os problemas graves da saúde que afetam pessoas de carne e osso da cidade. A prefeitura deve ser uma ponte entre os profissionais da área e o povo. O maior desafio do município é mudar a gestão da saúde. Ao mesmo tempo, lutar por isso é animador", afirmou Manuela.

Dezenas de representantes de hospitais, postos de saúde, universidades, médicos, enfermeiros, farmacêuticos entre outros profissionais da saúde acompanharam a cerimônia. Ex-superintendentes do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Jussara Cony, candidata à vereadora pelo PCdoB, e Neio Lúcio Fraga Pereira, atual diretor técnico da instituição, prestigiaram o evento.

Soluções inovadoras

O vice-governador Beto Grill, que é médico, falou da importância de parcerias para o desenvolvimento de políticas públicas. "Estado e município devem ser parceiros para o desenvolvimento máximo de políticas públicas. Temos muita carência na Saúde. Devemos resolver isso, dando uma resposta ao povo brasileiro. Com Manuela, conseguiremos avançar nessa área em Porto Alegre", disse o vice-governador.

Vice na chapa de Manuela, Nelcir Tessaro (PSD) ressaltou a importância da inauguração do  comitê. "É um espaço onde reuniremos todas as informações para ajudar na construção de melhorias na área da Saúde. Manuela está pronta para fazer isso", disse Tessaro.