UNE prepara festa para comemorar seus 75 anos

A União Nacional dos Estudantes (UNE) completará no dia 11 de agosto 75 anos de lutas e conquistas em defesa dos direitos da juventude brasileira. Para marcar a data, o movimento estudantil prepara uma grande festa, às 16h, na sede histórica da entidade, localizada na Praia do Flamengo, 132, Rio de Janeiro (RJ).

Na ocasião, será feito o anúncio oficial do início das obras de reconstrução da sede da entidade, alcançada depois de diversas batalhas travadas pelas diversas gerações de estudantes que passaram pela entidade. Desde o golpe de abril de 1964, os estudantes tiveram que deixar o lugar que sofreu um incêndio demolição.

Em junho de 1980, o prédio da UNE na Praia do Flamengo foi abaixo com o uso de marretas, a mando dos militares, diante de uma multidão estarrecida. O maior registro desse triste – e tumultuado – momento histórico foi feito por um jovem chamado Marcio Goldzweig.

Algumas imagens que contam um pedaço dessa história:


Marretadas na demolição da UNE/foto: Marcio Goldzweig


Manifestação nos anos 1980 / foto: Marcio Goldzweig


Na gestão de Lúcia Stumpf, o arquiteto Oscar Niemeyer apresenta projeto de reconstrução, em 2010 / foto: divulgação UNE


O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita, em 2010, o terreno da sede histórica da UNE, que também abrigará a União Brasileira dos Estudantes (Ubes) / foto: divulgação UNE

Da redação com informações da UNE