Seminário internacional discute preservação de Brasília

Nesta segunda-feira, teve início o seminário internacional "A Proteção do Plano Piloto de Brasília no contexto metropolitano", no hotel Naoum Plaza.

O evento reúniu, durante todo o dia, autoridades e especialistas de órgãos e entidades locais, nacionais e internacionais em torno do debate sobre os desafios da preservação de Brasília.

Organizado pela Casa Civil do DF em parceria com a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano e com apoio da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), o seminário permitiu a troca de experiências e a discussão a respeito da proteção da capital de forma integrada.

Segundo o governo, o encontro demonstra o empenho da atual gestão em preservar o tombamento do Plano Piloto de Brasília, que em 2012 comemora 25 anos de Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecimento concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). "A questão do patrimônio nem sempre foi tratada com a devida importância. Brasília é uma cidade jovem, planejada e futurista, e a preservação do conjunto urbanístico exige ação conjunta entre governo e sociedade", destacou o governador Agnelo Queiroz.

O que precisa melhorar

Durante a solenidade de abertura do seminário, algumas questões foram apontadas como essenciais para as metas de conservação do projeto original de Lúcio Costa frente ao crescimento de Brasília. Entre elas, a melhoria do transporte urbano, a regularização e fiscalização de áreas ilegais e a descentralização dos postos de trabalho.

Agnelo Queiroz salientou a importância de uma política habitacional planejada, de um sistema de transporte público digno e da atenção ao meio ambiente. A criação de uma região metropolitana no DF também foi citada pelo governador. Ele aposta na criação de polos de desenvolvimento para garantir mais qualidade de vida à população.

Os impactos positivos da participação popular no processo de preservação foram destacados pelo secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela. "Precisamos de um planejamento participativo e de um controle que seja responsabilidade não apenas do Estado, mas também da população", opinou Magela.

Ao final do dia, o seminário apresentou uma síntese das discussões. O encontro foi encerrado com um debate sobre a articulação de ações governamentais que envolvem princípios do projeto original de Lúcio Costa, o tombamento do Plano Piloto e a realidade contemporânea.