Cúpula de estadistas pode encerrar complô ocidental contra Irã

O deputado iraniano Rahim Zareh assegurou nesta terça-feira (31) o êxito da 16ª Cúpula do Movimento dos Países não alinhados (NOAL). Sediado em Teerã, o evento se realizará no final de agosto e, segundo o parlamentar, colocará um ponto final nas conspirações ocidentais contra a república islâmica.

Zareh declarou à agência oficial de notícias, Irna que o encontro de chefes de Estado e de Governo consolidará uma “nova perspectiva para a implementação dos acordos” definidos pelas 118 nações filiadas a este foro terceiro-mundista.

A cúpula dos Noal , que deve ocorrer entre 26 e 31 de agosto, reunirá especialistas, diplomatas e mandatários, proporcionando, destacou o deputado, “uma ampla oportunidade para entender as medidas hostis do Ocidente contra o programa nuclear pacífico do Irã”.

O deputado do Majlis aproveitou também para elogiar os princípios de fundação e a luta do movimento criado em 1961 contra o racismo,o colonialismo e o imperialismo nas últimas décadas.

Destacou que o Movimento dos Não Alinhados tem alavancado o enfrentamento às sanções impostas pelas potências mundiais contra Estados independentes.

"Realizar a cúpula em Teerã ajudará a desarticular todos os complôs do Ocidente contra o Irã islâmico”, opinou, para a seguir pontuar que as posições de seu país “assustam mais os seus inimigos do que a própria questão nuclear”.

Assinalou também que as autoridades confiam em uma significativa participação dos chefes de Estado, o que comprovará a capacidade convocatória do Irã, desmentindo afirmações adversárias de que o país está “ilhado” quanto a suas decisões e demandas.
Por sua vez, o vice-ministro iraniano do Interior, Solat Mortazavi, destacou que a 16ª cúpula do NOAL trará uma “oportunidade de ouro” para elevar o poderio diplomático de sua nação.

Fonte: Prensa Latina