Chávez: Ingresso ao Mercosul promoverá os interesses do povo

O ingresso da Venezuela ao Mercado Comum do Sul (Mercosul) “coloca nesta terra, a esta pátria venezuelana, ao nosso povo, a nossa sociedade toda, a nossa economia, em nossa exata perspectiva histórica” destacou nesta segunda-feira (30), o presidente da República, Hugo Chávez.

Após a parada militar no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, de Maiquetía, para sua viajem a Brasília. O chefe de Estado expressou que nas próximas horas ocorrera um fato histórico com o ingresso da Venezuela como membro pleno do Mercosul.

O Governo Nacional considera a adesão do país ao bloco regional como uma oportunidade para ampliar o mercado e, inclusive, fortalecer a indústria interna, porque agora os empresários nacionais contarão com o incentivo dos benefícios que oferece o Mercosul ao seus membros.

O presidente Chávez ressaltou na última terça-feira (24) que a incorporação do país ao grupo econômico gerará 240 mil empregos e informou que o Executivo criará um fundo de 500 milhões de dólares para este ano, com o objetivo de outorgar créditos para empresas venezuelanas públicas e privadas, para que melhorem suas capacidades produtivas.

O mandatário convidou aos produtores e aos empresários venezuelanos do setor privado para se incorporarem na Comissão Presidencial para o ingresso do país ao Mercosul, que integram o chanceler, Nicolás Maduro, o ministro de Petróleo e Mineração, Rafael Ramirez, e os titulares de Industrias, , Ricardo Meléndez; de Ciência, Tecnologia e Inovação Jorge Arreaza, e de Comércio, Edmée Betancourt.

As empresas que tenham potencial exportador serão consideradas pela Comissão para incluí-las no plano de trabalho do Mercosul, que anunciará o Presidente da República.

Fonte: Agência Venezuelana de Notícias