GDF quer atuar com inovação científica

O governador Agnelo Queiroz e a comitiva que o acompanha em missão internacional estiveram no complexo industrial da Siemens, em Erlangen (Alemanha). A multinacional é a maior empresa de engenharia elétrica e eletrônica no Brasil e ainda não possui instalações no DF.

Na visita, os brasilienses se empenharam em demonstrar aos possíveis investidores que é economicamente viável abrir uma indústria como essa em nossa região.

A fábrica de Erlangen fica a duas horas de Munique e é especializada em equipamentos de healthcare (cuidados médicos), usados na realização de exames, diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças. Entre os equipamentos que saem de lá estão aparelhos de alta complexidade, como tomógrafos e máquinas de ressonância magnética. O modelo praticado em Erlangen aproxima o setor industrial da comunidade universitária, por meio de cooperação técnica e incentivos a pesquisas, inovação tecnológica e produção de conhecimento. “A diretriz de desenvolvimento econômico que queremos para Brasília se identifica com o conceito de produção de empresas como a Siemens: com investimentos na atividade acadêmica e preocupadas com a sustentabilidade”, destacou Agnelo.
A delegação foi recepcionada por executivos da sede da empresa e da divisão brasileira. Segundo eles, há 11 mil funcionários empregados em suas 14 fábricas no Brasil. Ontem, Agnelo chegou à Itália, onde fará outra visita técnica para conhecer a fábrica que produz um dos principais componentes para a cobertura do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha (cabos de sustentação).