Em carta, Fidel parabeniza Chávez por aniversário

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, aniversaria nesta sábado (28), quando completa 58 anos. Dez dias antes, o líder da Revolução cubana, Fidel Castro, enviou-lhe carta em que expressa sentimentos de amizade e, embora em poucas palavras, faz profundas reflexões políticas e ideológicas. Leia a íntegra.

Querido Hugo, te escutei hoje pela tarde quando falaste em Guárico, surpresa total, pensei que o farias em Barinas, boa tática, o fator surpresa desconcerta a aliança, nada subestimável, dos ianques e oligarcas na Venezuela.

Soube assim, por essa via, que dentro de 10 días completarás 58 anos. Tinha alguma dúvida sobre o número exato de anos que somarias nessa data, pensava que talvez fosse 59, de todas as formas nesse dia não te felicitarei por teu 58° aniversário, já que o faço agora mesmo, com o invariável e sincero afeto de sempre.

Creio que eu já era velho quando fiz algumas coisas que muitas pessoas atribuíam simplesmente a minha juventude. Certamente é uma vergonha que tivesse perdido tanto tempo quando terminei o ensino médio, ao que se acrescentou um ano até somar doze, já tinha completado 19 anos e não tinha nem sequer noções da disciplina e experiência militar. Tu, ao contrario, já estavas graduado como oficial da Academia Militar.

Menos mal que os medíocres políticos burgueses da Venezuela admitiam que um cidadão, apesar de sua condição social e origem étnica, podia ser guardião da ordem oligárquica, confiavam em que o dinheiro, as honras e o interesse pessoal prevaleceriam na instituição militar de um país latino-americano.

Durante quase 200 anos congelaram os sonhos do Libertador, que desta vez voltaram a ter vigência plena somente 210 anos depois e quando o mais poderoso império já era dono do mundo.

Eu tinha 26 anos quando ocorreu o golpe militar pró-ianque de Batista, partindo somente das ideais investí um ano, quatro meses e 16 dias em organizar, treinar e armar os jovens patriotas que atacaram os quartéis de Santiago de Cuba e de Bayamo.

Quando tu tinhas a mesma idade, já possuías um nível de conhecimentos militares e políticos, em especial os que emanavam das ideias de Miranda, de Bolívar e de toda uma geração de patriotas que escreveram uma das mais brilhantes histórias do planeta em prol da liberdade e da justiça para os povos oprimidos.

Assombra-me como ainda hoje seguimos aprendendo com eles, especialmente tu que representas o povo bolivariano neste instante singular de sua história. 58 anos não é nada, Hugo, eu que tenho quase 28 anos mais, vivi uma parte importante dos últimos 100 anos posso dar fé do que significa o tempo nesta época.

Honra especial merece o povo venezuelano por sua imensa capacidade de compreender a façanha que leva a cabo junto a ti. Não importa que minhas mensagens se acumulem, algum dia talvez tenham determinado valor como testemunho desta época singular que ambos os povos, me atreveria a dizer, nosso único povo, o de Bolívar e Martí, está vivendo.

Até a vitória, sempre!
Fidel Castro,
18 de julio de 2012