Comando da PM pune manifestantes e nega greve

Comandante-geral da PM, Suamy Santana, afirma que a "Polícia Militar trabalha normalmente. Nesta sexta, está prevista carreata por melhoria salarial.

Suamy Santana divulgou que seis agentes da corporação foram indiciados. Um oficial e cinco praças teriam incentivado o movimento "Operação Legalidade", algo muito próximo a Operação Tartaruga realizada no início do ano pela PMDF.

"Eles podem ser presos, expulsos ou responder administrativamente", explicou o comandante geral a respeito do inquérito. Os PMs teriam subido em um carro de som, na última sexta-feira 20, e divulgado a operação.

De acordo com Suamy, "o que existe é uma proposta imoral de alguns indivíduos, que foi rechaçada pela corporação". Durante a Operação Legalidade os militares diminuiriam o número de viaturas e policiais nas ruas, além de demorar para atender as ocorências.

Reivindicações

Desde o início do ano, a Polícia Militar do DF tem reivindicado reestruturação salarial e da carreira. No início do ano, os índices de criminalidade chegaram a índices alarmantes com a Operação Tartaruga.

Em uma assembleia na última sexta-feira 20, a categoria teria aderido à Operação Legalidade.

No blog Rede Democrática, que afirma representar bombeiros e policiais militares, uma carreta está marcada para está sexta-feira às 14h30, com saída do Clube dos Bombeiros e em direção à Esplanada dos Ministérios. Está marcada para às 16h uma manifestação em frente ao ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.