Bahia assina outorga de regulamentação do transporte hidroviário

O ato de outorga da regulamentação do transporte hidroviário ligando Salvador ao município de Vera Cruz, na Baía de Todos-os-Santos, e ao Morro de São Paulo, em Cairú, será assinado nesta quarta-feira (25/7), às 15h30, na Governadoria, na capital baiana, pelo governador Jaques Wagner e o vice, Otto Alencar, que também é secretário de Infraestrutura. A assinatura contempla, também, o transporte complementar nas localidades do interior do estado que não são atendidas pelo transporte regular.

Abrangendo um público estimado em três milhões de habitantes de 13 municípios e 56 ilhas, incluindo parte da Região Metropolitana de Salvador (RMS), a regulamentação do setor possibilitará aos usuários uma alternativa econômica, rápida, confiável e segura de transporte. Para isso, a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) elabora projetos técnicos com a finalidade de promover a requalificação dos terminais marítimos de Salvador e Vera Cruz, além de serviços de dragagem e desobstrução do canal marítimo de acesso e a implantação de flutuantes para embarque e desembarque de passageiros no terminal de Vera Cruz.

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) realiza licitações para regularizar o chamado transporte complementar, aquele que atende a localidades não servidas pelo transporte regular. Até o final do ano, deverão estar regularizadas cerca de 200 linhas do transporte complementar nos municípios de Feira de Santana, Juazeiro, Entre Rios, Vitória da Conquista, Jacobina, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Jequié, Senhor do Bonfim e Barreiras.

Fonte: Secom/ BA