Piracuruca terá sistema biométrico na eleição 2012

 Com mais de 20.000 eleitores Piracuruca será um dos cinco municípios com o novo sistema.

As cerca de 9.300 urnas eletrônicas que serão usadas na eleição deste ano no Piauí já estão sendo preparadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Neste pleito, o sistema biométrico será usado em cinco municípios, inclusive em Piracuruca.
 
As urnas estão passando por testes. De acordo com o calendário, em agosto esses equipamentos serão distribuídos nos polos e em setembro elas passam por inseminação com os dados dos candidatos.

No município de Piracuruca o Partido Comunista do Brasil tem o candidato à reeleição Raimundo Louro para prefeitura da cidade.

A biometria

Todo sistema biométrico é preparado para reconhecer, verificar ou identificar uma pessoa que foi previamente cadastrada. Na biometria, o procedimento de verificação ocorre quando o sistema confirma uma possível identidade comparando apenas parte da informação com o todo disponível. Já o processo de identificação confirma a identidade de um indivíduo, comparando o dado fornecido com todo o banco de dados registrado.

Para o reconhecimento individual são coletados dados biométricos por meio de sensores que os colocam em formato digital. Quanto melhor a qualidade do sensor, melhor será o reconhecimento alcançado. No caso do cadastramento que será efetuado pela Justiça Eleitoral, os dados serão coletados por um scanner de alta definição.

Com informações do site do TRE