Brasília é a quinta capital a gerar mais empregos no país

 Segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Brasília gerou 18,4 mil postos de trabalho formal nos primeiros seis meses deste ano.

A cidade de São Paulo se manteve na liderança, com 89,76 mil novos postos de trabalho, seguida pelo Rio de Janeiro com 38,48 mil, Belo Horizonte com 32,24 mil e Curitiba com 21.456.

Brasília, que ocupa a quinta posiçã o no ranking das capitais, registrou cerca de 10,5 mil empregos gerados com carteira assinada. Do total, 57% estão concentrados no setor de serviços, especialmente no segmento de comércio, imobiliárias e serviço técnico.

A construção civil gerou 4,2 mil empregos formais na capital brasileira. Para o titular da Secretaria de Trabalho, Washington Luiz Sales, o desempenho nos serviços é reflexo do aumento do ramo imobiliário, aquecido pelas obras do setor Noroeste e do programa Minha Casa Minha Vida. “Além de mobilizar a construção civil, elas geram a necessidade de prestação de serviço. Com isso, o setor cresce”, avaliou.

Em todo o país, as contratações formais superaram as demissões em 1,04 milhão, mas a geração de empregos teve queda de 25,9% em relação ao mesmo período de 2011.