Álvaro Gomes (PCdoB) apresenta moção de congratulação a Itamari

Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (24/7), a moção de congratulação ao município de Itamari pelos 50 anos de emancipação, completados no último dia 18. A iniciativa foi apresentada ao Legislativo baiano pelo deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB).

No documento, Álvaro destaca que, de acordo com os dados históricos registrados na biblioteca virtual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desbravamento do território se deu no final do século XIX, quando João Freire de Carvalho iniciou a extração de madeira de lei.

“Com a chegada de outros trabalhadores e suas famílias, o acampamento transformou-se em arraial, posteriormente denominado Tabocas. Mais tarde, por sugestão de Antônio Jacinto de Souza, o nome foi mudado para Itamari. Em 1958, com a criação do município de Gandu, o distrito de Itamari passou a integrar o novo município. O topônimo originou-se de ‘ita’ (pedra em tupi-guarani) e ‘mari’ (planta leguminosa e medicinal), ambas existentes em abundância na região", explica o parlamentar.

De acordo ainda com o deputado comunista, o distrito passou à categoria de município em julho de 1962, desmembrando-se de Gandu. Localizado no sul do Estado, na microrregião Ilhéus-Itabuna, "possui uma população de mais de sete mil habitantes. A principal atividade econômica é a agropecuária", conclui.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro