Romney cai em pesquisa após revelações sobre renda e impostos

Os contínuos ataques da campanha democrata dos Estados Undidos contra o pré-candidato republicano Mitt Romney por causa da sua carreira no setor financeiro e da sua recusa em divulgar mais declarações de renda parecem estar dando resultados, segundo pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira (24).

Mais de um terço dos eleitores registrados em um partido ou como independentes disseram na pesquisa pela internet que as menções à recusa de Romney em divulgar as declarações de renda e à sua passagem pela firma de investimentos Bain resultaram em uma impressão menos favorável do político.

E ainda mais preocupante para Romney é o fato de uma grande fatia dos eleitores independentes estarem se rendendo à imagem traçada pela campanha de Obama, que retrata Romney como um empresário inclemente, com algo a esconder nas suas declarações de imposto.

"Com três quartos dos eleitores registrados dizendo que ouviram pelo menos um pouco sobre essas questões, eu diria que a campanha de Obama tem tido sucesso em mostrá-las como confiáveis", disse Julia Clark, especialista em pesquisas do Ipsos.

Nas últimas semanas, Obama e seus aliados vêm dizendo que Romney transferiu postos de trabalho dos EUA para o exterior na época em que comandou a Bain. Isso fez com que 36% dos eleitores registrados passassem a ter uma imagem mais negativa de Romney, contra 18% que passaram a vê-lo de forma mais positiva. Entre os independentes, 26% o veem de forma menos favorável, e 13% passaram a ter uma opinião melhor sobre o pré-candidato.

A campanha de Romney acusa Obama de estar tentando desviar as atenções dos problemas econômicos do país. Os democratas também estão pressionando Romney a divulgar mais declarações de renda, além das informações relativas aos dois últimos anos. Um anúncio da campanha de Obama na semana passada insinuava que o pré-candidato tem algo a esconder.

Quase metade dos entrevistados disse que os norte-americanos têm direito a conhecer a história financeira dos candidatos nos últimos anos, enquanto um terço acha que exigir isso seria uma invasão de privacidade. Entre os eleitores registrados, 37% disseram que os comentários sobre os impostos de Romney lhes fizeram ter uma imagem menos favorável do candidato. Entre os independentes, 30% afirmaram isso.

A pesquisa foi feita com 1.195 adultos, incluindo 962 eleitores registrados, entre quinta e segunda-feira. O intervalo de confiança é de 3,7 pontos percentuais para os eleitores registrados, chegando a 8,7 pontos para os eleitores independentes.

Fonte: Reuters