Rio: Rejeição de candidato do DEM chega a 40% entre graduados

O candidato à prefeitura do Rio de Janeiro pelo DEM, Rodrigo Maia, filho do ex-prefeito Cesar Maia, é o que apresenta maior índice de rejeição do eleitorado carioca, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada no final de semana. Entre as pessoas com nível superior, espíritas e os que têm renda familiar mensal de cinco a dez salários mínimos, a taxa de rejeição é de 40%.

Já o atual prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB), tem 20% de rejeição. Paes tem apoio maior entre os entrevistados acima dos 60 anos e pessoas com ensino fundamental. Em ambos os casos, o percentual é de 60%. Na pesquisa, Paes tem 54% das intenções de voto e venceria no primeiro turno.

O levantamento mostra ainda que o peemedebista tem grande inserção entre os evangélicos. Segundo o Datafolha, 61% dos entrevistados deste grupo religioso declararam que votariam em Paes. Sua candidatura conta com uma aliança de 19 partidos, entre eles o PCdoB.

O candidato Marcelo Freixo (PSOL) tem 15% das intenções de voto entre os entrevistados que declararam não ter religião. Os números são bons para Freixo entre pessoas de nível superior e os que vivem com uma renda familiar mensal acima de cinco salários mínimos. Nestes grupos, entre 18% a 24% dos entrevistados disseram que votariam nele.

O levantamento, encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, foi realizado em 19 e 20 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais. Foram ouvidas 927 pessoas.

Com informações de O Globo