Pesquisa aponta melhorias e piora na qualidade de vida no DF

Que nota você daria para Brasília no quesito qualidade de vida? Uma pesquisa realizada em 21 capitais do País demonstrou que os moradores daqui têm uma boa impressão de vários aspectos da cidade e suas influências na qualidade de vida. Mas, ainda assim, 46% dos entrevistados acreditam que a situação piorou muito nos últimos tempos.

Saúde, mobilidade urbana e planejamento/gestão administrativa são os fatores que mais tocam negativamente as pessoas na capital federal, enquanto a presença de serviços diversos, meio ambiente e paisagens urbanas colaboram diretamente nas boas condições para viver na cidade. A capital federal ficou em quinto lugar no ranking nacional. Entre as respostas dos moradores da cidade, 77% manifestaram a intenção de se mudar da capital para municípios do interior.

Para avaliar a percepção das pessoas sobre sua cidade, a pesquisa entrevistou 2.202 pessoas com idades entre 18 e 74 anos, e chegou a um ranking de qualidade de vida estabelecido de acordo com a percepção dos moradores. Foram 11 quesitos analisados, dentre os quais seis foram considerados mais relevantes para a qualidade de vida, entre educação, segurança, saúde, emprego, habitação e mobilidade urbana.

Conforme a pesquisa, Brasília teve notas boas ou satisfatórias nos seis quesitos mais importantes, nenhuma ruim. Segurança e educação foram consideradas boas, com notas 49 e 59, respectivamente, em uma escala de zero a cem. As piores classificações foram mobilidade, com a nota 37, que deixou a capital dos brasileiros como a 14ª no ranking do transporte. Ainda assim, foi considerada satisfatória diante das más notas dos demais estados.