Raúl Castro: Programa de atualização é garantia da revolução

O presidente cubano, Raúl Castro, afirmou que é uma garantia para a Revolução contar com o programa de atualização aprovado pelo 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba, em abril do ano passado, destacou a imprensa nesta segunda-feira (23).

"Para nossa Revolução constitui uma garantia contar com um programa como este, discutido profundamente com toda a população, que teve a oportunidade de propor as modificações que estimou pertinentes, as quais foram levadas em conta", expressou.

“Discutir até a saciedade, isso é democracia”, destacou o estadista durante a reunião ampliada do Conselho de Ministros realizada na última sexta-feira (20). “Este processo, aperfeiçoado com as experiências que obtenhamos dele, tem que converter na base do próximo Congresso do Partido Comunista”, acrescentou Raúl Castro ao se referir aos mais de 300 alinhamentos aprovados pela organização.

Trabalhar com integralidade é um ponto finque para o sucesso, como também o é cumprir com a responsabilidade de velar por que não se engavetem os acordos aprovados, que em definitiva, são a vontade do povo, remarcou.

Previamente o presidente da Comissão Permanente para a Implementação e Desenvolvimento, Marinho Murillo, informou do estudo e apresentação de políticas dirigidas à implementação dos Alinhamentos de maior impacto na atualização do modelo econômico.

Elaborou-se e aprovou a Projeção Estratégica de trabalho para 2012-2015, na qual se definiram 55 objetivos de trabalho vinculados aos 313 alinhamentos aprovados pelo 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba, acrescentou o relatório.

A Comissão tem trabalhado nas ideias preliminares para conceitualizar o Modelo de Desenvolvimento Econômico-Social, o que incluirá todos os instrumentos necessários para conseguir eficiência na economia.

Tal conceito preservará, acrescentou a fonte, o princípio de que prevalecerá a propriedade socialista de todo o povo sobre os meios fundamentais de produção.

Igualmente anunciou que se trabalha na elaboração das bases para o Programa de Desenvolvimento Econômico-Social do país em longo prazo, com o qual se pretendem solucionar os atuais problemas da economia e os que possam surgir nos próximos anos.

Fonte: Prensa Latina