Peru: Frente a crise com mineiros, Gabinete ministerial renuncia

O gabinete ministerial do Peru apresentou nesta segunda-feira (23) sua renúncia ao presidente Ollanta Humala, informou o ministro da Saúde, Alberto Tejada.

"Todos os ministros apresentamos nossas cartas de renúncia ao presidente Humala", afirmou Tejada depois de uma reunião dos integrantes da equipe ministerial com o primeiro-ministro Oscar Valdés.

“Estamos satisfeitos , conformes, há uma sensação de tranquilidade, colocamos paixão e entrega”, acrescentou Valdés.

Rejeição

No próximo dia 28 de junho, Humala cumprirá seu primeiro ano à frente do governo com uma aprovação popular de 36% e desaprovação de 55%, segundo uma pesquisa privada publicada em Lima.

Para 51% dos entrevistados, o presidente administrou muito mal os conflitos sociais, especialmente as reivindicações ambientais contra empresas mineiras.

Histórico

Durante a gestão de Humala, 15 pessoas morreram em conflitos com a polícia. O Peru tem, atualmente, 250 conflitos sociais, a maior parte deles vinculados à extração de riquezas naturais em meio a temores de que essa exploração traga impactantes consequências ambientais.

Para ambientalistas, as ações das empresas de mineração no país podem levar ao agravamento na distribuição de água em várias regiões do Peru.

Com agências