Bom de bola dá largada na formação de craques para futebol do AM

A Copa do Mundo de 2014 vem aí o futebol amazonense vai precisar de uma nova geração para fazer jus à construção da Arena da Amazônia. Pensando no futuro, o Governo do Amazonas reativou nesta segunda-feira, 23 de julho, o projeto Bom de Bola, com chancela da FIFA, FAF e clubes profissionais.

Bom de Bola

A cerimônia de relançamento aconteceu na Vila Olímpica, com a presença de aproximadamente 3 mil atletas, além da titular da primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, da titular da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer, Alessandra Campêlo, e da deputada estadual Conceição Sampaio.

Em síntese, trata-se de um escola pública de futebol, que ensina cidadania e os segredos do esporte mais popular do mundo a 10 mil crianças e adolescentes de 9 aos 17 anos na capital e interior. O objetivo é fortalecer as categorias de base dos clubes de futebol do Amazonas, de olho no legado social e esportivo pós-Mundial do Brasil. As atividades vão até dezembro, finalizando com as disputas da Copa Bom de Bola, torneio que reunirá os times de todos os núcleos do projeto.

Para a primeira-dama e presidente do Fundo de Promoção Social, o Bom de Bola se insere numa política pública articulada, com ações e projetos nos Centros de Convivência da Família e do Idoso, e programas como o Galera Nota 10, Oportunidade & Renda e Viver Melhor. “São políticas públicas que oferecem novas oportunidades à população. Essa é a marca do governo Omar Aziz”.

Na avaliação da secretária Alessandra Campêlo, o grande mérito do Bom de Bola é a ação preventiva, tirando os beneficiários do projeto das ruas e fortalecendo a cidadania. “Além de fortalecer o futebol amazonense, o Bom de Bola tem o caráter preventivo, pois tira as crianças da ociosidade. Quem pratica esporte fica longe das drogas e da violência”, definiu.

ONDE VAI FUNCIONAR
No interior, 15 municípios terão núcleos – Borba, Canutama, Lábrea, São Gabriel da Cachoeira, Iranduba (Comunidade Santa Luzia do Baixio), Manacapuru, Presidente Figueiredo, Beruri, Rio Preto da Eva, Manaquiri, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Careiro da Várzea e Parintins.

Em Manaus, o Bom de Bola terá 35 núcleos espalhados por todas as zonas geográficas da cidade – Conjunto Cidadão 5, São Raimundo (campo da JAP), Petrópolis, Cidade Nova I (campo do André Araújo), Canaranas, Amazonino Mendes/ARAR, Jesus Me Deu, Santa Etelvina, Crespo (campo do Luzitânia), Puraquequara, Nova Floresta, Grande Vitória, Zumbi (campo do Coração do Zumbi), Mauazinho, Cidade de Deus, Jorge Teixeira II, Armando Mendes, Colônia Oliveira Machado (campo do Chapéu de Palha/Prosamim), Bairro da Paz, Alvorada II, Hileia, Redenção, Bairro da União, Florestal, Osvaldo Frota, Compensa II/CDC, Santo Antônio, Vila da Prata, Nova Esperança, São José I, São José II, Coroado 3, São Sebastião, Colônia Antônio Aleixo e Comunidade Bela Vista/Jaraqui.

A participação no projeto é gratuita e as inscrições podem ser feitas nos núcleos da capital e interior. A coordenação do Bom de Bola fica na sala 10 da Arena Amadeu Teixeira, em Manaus. Informações pelo 3657-5129.