Datafolha: Pesquisa aponta Inácio entre a preferência do eleitor

Em pesquisa divulgada na tarde deste sábado (21/07) pelo jornal O Povo, a primeira após a confirmação dos candidatos que disputarão a Prefeitura de Fortaleza, os números apontam a preferência do eleitor para as eleições deste ano. O candidato Moroni Torgan (DEM) lidera a primeira rodada de pesquisas seguido por Inácio Arruda (PCdoB) e Heitor Férrer (PDT), que aparecem tecnicamente empatados em segundo lugar.

Moroni obteve 27% das intenções de voto, na pesquisa estimulada (que apresenta um cartão com o nome de todos os candidatos para o eleitor escolher). Em seguida, tecnicamente empatados, estão Inácio Arruda (PCdoB) e Heitor Férrer (PDT). Inácio registrou 14% das intenções de voto e Heitor, 11%. Logo abaixo, estão Renato Roseno (PSol) e Marcos Cals (PSDB), ambos com 6%, Roberto Cláudio (PSB), com 5%; e Elmano de Freitas (PT), com 3%.

Eleitores indecisos

Os números apontam que é alto o número de pessoas que ainda não sabem em quem votar. Dos 831 eleitores ouvidos nesta primeira consulta, 21% se encaixa neste perfil. Para ter uma ideia, pesquisas realizadas em eleições anteriores mostram que este percentual está alto. Em 2004, o índice de indecisos da primeira pesquisa O POVO/Datafolha, realizada em 21 de julho, era de 9%. Em 2008, na pesquisa de primeiro de agosto, era de 6%.

Mais

A pesquisa O POVO/Datafolha ouviu 831 eleitores com 16 anos ou mais na cidade de Fortaleza entre os últimos dias 18 e 19 (quarta e quinta-feira).

A pesquisa possui amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados.

A pesquisa possui margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no TRE com o número CE 00004-2012.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações do jornal O Povo)