Brasília prepara seu grande Festival de Rock

A cena rock do Distrito Federal está em contagem regressiva para o fim de semana da Independência e não é pelo desfile cívico que atrai milhares de pessoas à Esplanada dos Ministérios.

É porque nos dias 7 e 8 de setembro (sexta e sábado) 45 bandas vão se apresentar na 15ª edição do festival Porão do Rock, um dos maiores festivais de rock do país. A organização já confirmou os nomes de oito desses grupos – entre eles dois headliners: os norte-americanos do Trivium e os brasileiros do Sepultura.

As outras oito bandas já anunciadas fazem parte da cena local e terão a missão de provar que Brasília continua sendo a capital do rock. Do punk/hardcore, vêm as veteranas Cabeloduro e DFC; do metalcore, Optical Faze e Slow Bleeding; do electro rock, as meninas da Electrodomesticks; e ainda três grupos de destaque na nova cena: Cassino Supernova, The Neves e Trampa.

Outras bandas do DF ainda serão convidadas pela produção, entre as que já tenham tocado em edições ou seletivas anteriores do festival. Mais 10 atrações inéditas sairão das cinco seletivas deste ano, que serão realizadas entre os dias 8 e 26 de agosto (calendário ao lado).

A 15ª edição do Porão do Rock vai ocorrer, a exemplo das duas últimas, no Complexo do Ginásio Nilson Nelson, com entrada franca. As 45 bandas se dividirão em três palcos, durante os dois dias de festival. Uma semana para se inscrever – As bandas que quiserem concorrer a uma vaga para bater cabeça em cima do palco do Porão do Rock têm até o dia 27 (próxima sexta-feira) para se inscrever. Para isso, é preciso preencher o formulário aqui.

A curadoria da ONG PDR vai priorizar quem nunca tocou no evento. Se sua banda já se apresentou em algumas das 14 edições anteriores do Porão, em alguma seletiva ou nas Noites Porão do Rock (realizadas semanalmente no O'Rilley Irish Pub desde outubro de 2011), pode vir a ser convidada pela produção. Mas se quiser se inscrever mesmo assim para a seletiva, preencha a ficha. Os nomes das bandas selecionadas serão anunciados na primeira semana de agosto.

SELETIVAS PORÃO DO ROCK 2012

8 de agosto

O'Rilley Irish Pub (409 Sul, Plano Piloto)

12 de agosto

Vanguarda Vitrine Hall (Quadra 11, lote 27/29, São Sebastião)

17 de agosto

Anfiteatro do Centro de Convenções (Luziânia-GO)

24 de agosto

Bar do Titio (Pontão do Cave, Guará II)

26 de agosto

Bar da Toinha (QN 208, Samambaia Norte)