H1N1: gripe mata mais em 2012 que nos últimos dois anos 

A gripe A (H1N1) já causou mais mortes em 2012 no país do que a soma dos dois últimos anos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, foram 159 óbitos até agora, ante 113 e 30, em 2010 e 2011.

Mesmo assim, o número representa apenas 7,7% do total de mortes registradas em 2009, quando 2.060 pessoas morreram em todo o país em decorrência da gripe A.
Apesar dos dados causarem apreensão, especialistas recomendam cautela e que as pessoas sigam as instruções médicas à risca.

"Esses dados mostram que ainda há um certo preconceito da população em relação à vacinação, o que é preocupante", diz o infectologista Caio Rosenthal, do Instituto Emílio Ribas.
No Sul do país, no entanto, onde 1.117 casos foram registrados, há uma "corrida" pela imunização, como a Folha mostrou na última semana. O Rio Grande do Sul recebeu 8.000 doses extras da vacina e o ministério enviou técnicos para auxiliar as investigações das mortes.

Para facilitar o acesso ao antiviral Tamiflu, que atua no combate à doença, o ministério autorizou a venda do medicamento nas farmácias sem a retenção da receita.

Rosenthal, porém, lembra que as pessoas devem evitar a automedicação. "O problema é o vírus se tornar resistente à medicação", diz.

Fonte: Folha de São Paulo