Copom: após avaliação, taxa de juros deverá ter novo corte

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central informou nesta quinta-feira (19), por meio da ata de sua última reunião nova mínima histórica. Segundo o Comitê, o processo de corte dos juros, iniciado em agosto do ano passado, deverá ter prosseguimento.

O próximo encontro do Copom está marcado para o fim de agosto.

Para o BC, uma das opções para baixar os juros é fomentar o estímulo à atividade e combater os efeitos da crise internacional no Brasil. Mesmo com oito cortes consecutivos nos juros, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu apenas 0,2% no primeiro trimestre deste ano.

De acordo com o documento, fica entendido que " dados os efeitos cumulativos e defasados das ações de política implementadas até o momento, qualquer movimento de flexibilização monetária adicional deve ser conduzido com parcimônia".

Como filosofia, BC tem optado por reduções de 0,5 ponto percentual. Para o especialista, a aposta é que a autoridade monetária continuará reduzindo os juros em agosto, quando a taxa, ainda segundo os analistas, deverá recuar de 8% para 7,5% ao ano.

A ata apontou que o Copom espera que os cortes de juros só mostrem resultados nos próximos seis meses. Além disso, o BC diz que espera um crescimento maior do PIB brasileiro no segundo semestre de 2012.

Com informações do G1