Contrato aponta conexão entre Costa Neto e Juquinha, diz PF

De acordo com informações da Polícia Federal, o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP) assinou um contrato para criar uma Pequena Central Hidrelétrica no Tocantins. Informações da imprensa naiconal apontam que o contrato é assinado pelo ex-presidente da estatal Valec (ferrovias) José Francisco das Neves, o Juquinha, pelo senador Vicentinho Alves (PR-TO) e dois empresários.

Segundo o acordo, Costa Neto teria 15% do empreendimento, Juquinha teria 20%, Vicentinho Alves e o empresário Luiz Alberto Rassi, 30% cada um, e o empresário José Carlos Camargo, 5%.

Segundo a PF, trata-se da primeira inidício de envolvimento direto de Costa Neto com Juquinha, preso há duas semanas pela Polícia Federal na Operação Trem Pagador sob suspeita de enriquecimento ilícito. A PF investiga se o plano da usina, que segundo os sócios não foi feita, tem relação com o dinheiro supostamente desviado da ferrovia Norte-Sul –obra da Valec.

O documento, assinado em 26 de fevereiro de 2008 e sem registro em cartório, foi admitido como verdadeiro pelos signatários. Ele previa que o grupo constituiria uma empresa para a "produção e venda de energia elétrica".

Com informações da Folha de São Paulo