Setre discute políticas para o esporte em encontro nacional

A reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte (Fonseel), realizada nesta terça-feira (17/7), em Belo Horizonte, Minas Gerais, teve em sua pauta a apreciação da Carta de Minas, que além de contribuir para o desenvolvimento da política nacional de esporte, propõe a mobilização pela III Conferência Nacional do Esporte, a realizar-se em 2013.

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Nilton Vasconcelos, registrou durante o evento, a criação do Sistema e do Conselho Estadual de Esporte e Lazer, criados no último dia 5, por sanção da Lei nº 12.585/12. De acordo com Vasconcelos, a partir do funcionamento do Sistema Estadual de Esporte e Lazer, será possível reunir as pessoas físicas e jurídicas encarregadas da organização, planejamento, coordenação, normatização e apoio das atividades relacionadas a esse segmento, além de garantir e fomentar as práticas esportivas.

“Já o Conselho Estadual de Esporte e Lazer será um órgão colegiado, representativo da comunidade esportiva, integrante da estrutura básica da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. O Conselho terá a responsabilidade de discutir e contribuir com a implementação da política estadual de esporte e lazer”, ressalta.

A modernização da Lei Pelé e o financiamento das Olimpíadas Escolares também foram discutidos durante a reunião do Fonsel. “Em 2014, a Bahia se propõe a sediar as Olimpíadas Escolares. Esperamos que seja um evento participativo, com grande presença das delegações de todos os estados”, salienta o Secretário.

A aprovação de leis de incentivo ao esporte e o Programa Bolsa Esporte, do governo federal, a criação de um fundo nacional do esporte, pela vinculação de 1% do orçamento ao esporte, também foram pauta do encontro.

Fonte: Ascom/ Setre