Edivaldo propõe TAC para regularizar carros de som na campanha

Edivaldo e Roberto Rocha visitam TRE

Confiança na Justiça Eleitoral e na transparência das eleições: esses foram os principais temas tratados pelo candidato a prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e o vice Roberto Rocha (PSB) na visita feita à presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargadora Anildes Cruz.

Em conversa com a presidente do TRE e com o corregedor do tribunal, desembargador José Bernardo Rodrigues, os candidatos majoritários da chapa “Muda São Luís” (PTC, PSB, PCdoB e PDT) reafirmaram a confiança na promoção de transparência das eleições pelo TRE e falaram sobre iniciativas de diversos municípios do Maranhão, que buscam a moralização do processo eleitoral.

Um dos exemplos citados por Edivaldo Holanda Júnior foi a regulamentação do uso de carros de som como veículos de propaganda eleitoral. “É um recurso típico da nossa região, mas, em excesso, acaba gerando poluição sonora exagerada na cidade,” observou. Para o candidato, uma das saídas seria a proposta de um Termo de Ajustamento de Conduta para fixar limite de quantidade de carros de som circulando na cidade.

“São oito candidatos a prefeito e centenas de vereadores. Já imaginou quantos carros de som estão pelas ruas de São Luís?” comentou o candidato a vice, Roberto Rocha.

A desembargadora Anildes Cruz concordou com a idéia e adiantou que na próxima semana o Tribunal realizará uma reunião com os candidatos sobre a utilização de mídias eleitorais, em que o uso de carro de som será discutido.

Segundo o corregedor eleitoral, uma das funções da Justiça Eleitoral é corrigir eventuais excessos durante as eleições. “O juiz não deve engessar as formas de conquista de voto, mas também não pode deixar que aconteçam excessos,” analisou. Na visão dos candidatos, todo o trabalho apartidário que o TRE já desenvolve é essencial para o fortalecimento da democracia no estado.

O seguimento das campanhas municipais também foi uma das preocupações da desembargadora, que afirmou já ter recomendado a todos os magistrados que compõem a Justiça Eleitoral em 2012. “A Justiça não tem partido e está aberta a todos. As diretrizes já foram dadas a todos os magistrados e assessores para que promovamos uma eleição transparente e sem ataques pessoais,” afirmou Anildes Cruz.

Da Assessoria de Campanha Edivaldo – 36