Altos: SEMAR realizará audiência sobre aterro sanitário

O secretário estadual do Meio Ambiente, Dalton Macambira, disse nesta terça-feira (17) em entrevista a Rede de Rádio Verdes Campos Sat que uma nova audiência será realizada no município de Altos (distante 37 km de Teresina) para tratar sobre o polêmico projeto de instalação de um aterro sanitário na cidade.

"O que temos conhecimento é que a cidade de Altos tem hoje um lixão e, que ao longo dos anos os prefeitos nunca resolveram o problema. Lixão é problema de saúde pública e ambiental grave", declarou o secretário estadual.

Dalton Macambira, secretário Estadual do Meio AmbienteDalton Macambira afirma que na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar) existe um processo de licenciamento ambiental para a construção de um aterro sanitário em Altos tal qual a nova lei do saneamento estabelece.

"Estamos multando os prefeitos para que eles transformem os lixões em aterros sanitários. Então, jamais a secretaria iria fazer um licenciamento de um lixão para Altos, isso não existe", afirmou.

O secretário revelou que o projeto ainda está em discussão com a população local. Já foram realizadas duas audiências e uma nova deve acontecer. "Recentemente recebi um abaixo assinado de moradores aonde o aterro sanitário será construído, onde eles querem mais uma discussão sobre o assunto. Portanto, vamos realizar essa reunião atendendo a reivindicação da população porque o processo de licenciamento tem que ser público e transparente", explicou.

"Infelizmente, o que ocorre é que todo mundo é contra o lixão, mas quando vai fazer o aterro sanitário ninguém quer que seja feito perto da sua casa. Agora, como é que se constrói um aterro, tal qual a lei exige, se não for próximo de alguma coisa", finalizou.

Fonte: www.portalodia.com