Moscou apoia plano de Annan e não discute futuro de Assad

A Rússia fará tudo o que dela depender para apoiar o plano de solução de paz na Síria – declarou o presidente Vladimir Putin nas conversações com Kofi Annan.

O enviado especial da ONU e da Liga Árabe qualificou de “encontro muito bom” as conversações de dois dias realizadas em Moscou. Kofi Annan também conversou com o ministro russo das Relações Exteriores Serguei Lavrov. No termo do encontro foi salientado que em Moscou não foi discutido o destino do presidente da Síria, Bashar Assad.

Kofi Annan veio a Moscou pela segunda vez desde a sua nomeação como enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a normalização na Síria. Na véspera, o ministro Serguei Lavrov havia declarado que a nova visita de Annan confirma o apoio firme da Rússia a seu plano de restabelecimento da paz na Síria. O mesmo declarou na terça-feira o presidente Vladimir Putin.

“Nós, desde o início, desde seus primeiros passos nesse cargo, apoiamos e continuamos a apoiar seus esforços, orientados para o estabelecimento da paz civil na Síria. Todos nós o conhecemos como homem muito decente e profissional, que indubitavelmente tem popularidade. Quero lhe asseverar que nós iremos fazer tudo o que de nós dependa para apoiar seus esforços.”

Kofi Annan, por sua vez, qualificou as conversações realizadas de “muito bom encontro”. Ele também expressou a esperança de que durante a próxima votação no Conselho de Segurança da ONU as partes poderão entrar em entendimentos sobre o projeto de resolução.

“Nós devemos fazer todos os possíveis para deter a violência e o derramamento de sangue. Espero que o Conselho de Segurança dê um sinal claro de que os assassinatos devem ser detidos e de que é inaceitável tudo o que ocorre. Eu espero que as discussões continuem e os membros do Conselho de Segurança encontrem uma fórmula que convenha a todos.

Na segunda-feira o ministro Serguei Lavrov, declarou que, na véspera da votação do projeto de resolução no Conselho de Segurança da ONU, alguns países tentaram chantagear Moscou. Sobre os resultados das conversações com Kofi Annan o ministro assinalou que, no entanto, conta com o alcance de compromisso.

Na terça-feira o MRE da Rússia divulgou uma declaração de que o destino do presidente da Síria, Bashar Assad não foi discutido nas conversações em Moscou. Serguei Lavrov e Kofi Annan debateram a situação em torno da prorrogação da missão de observadores da ONU na Síria – salientou o vice-ministro do exterior Guennadi Gatilov. As partes salientaram o significado da missão, sua contribuição para a estabilização da situação no país. Tanto Lavrov como Annan qualificaram de inaceitável o que ocorre na Síria.

Fonte: Voz da Rússia