Arena Fonte Nova sedia ato sobre trabalho seguro

Um ato público em defesa do trabalho seguro, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-5), foi realizado na manhã da sexta-feira (13/7), na Arena Fonte Nova, com a participação dos três mil trabalhadores do estádio em construção para a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014.

O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, esteve no evento ao lado do presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, do ex-jogador Cafu, da cantora e compositora Margareth Menezes, e de representantes de diversas entidades que apóiam a iniciativa.

Vasconcelos disse que a segurança dos trabalhadores é fundamental na obra da Fonte Nova e de todas as outras em execução no Estado. Segundo ele, o assunto é preocupação do Governo do Estado que tem como um dos seus eixos prioritários, na Agenda Bahia do Trabalho Decente, a ‘Segurança e Saúde do Trabalhador’.

Conscientização

O foco do evento foi o de conscientizar sobre a importância do trabalho seguro na construção civil. O presidente do TST, João Orestes Dalazen, explicou que os acidentes acontecem por excesso de confiança das pessoas, sendo a construção civil uma das atividades com maior registro de acidentes fatais. “Precisamos fazer melhor e com mais atenção os trabalhos, pois quase todos os acidentes são previsíveis e podem ser evitados”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-BA), Adalberto Galvão, fez um apelo às autoridades presentes para que incorporem os avanços tecnológicos em benefício do trabalhador da construção civil. “Os que mais sofrem com os acidentes são os órfãos dos pais e das mães”.

O projeto de conscientização dos trabalhadores da construção civil está sendo realizado em todos os estádios em obras para a Copa do Mundo 2014, e já passou por Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Natal, Brasília.

Diferencial

A ação desenvolvida na Arena Fonte Nova se destaca por um diferencial – Salvador foi a primeira cidade que desenvolveu, antes do ato público, um programa planejado de conscientização e informação sobre prevenção de acidentes, direitos e deveres dos trabalhadores, prevenção do uso de drogas e outros temas importantes.

A iniciativa foi da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Bahia (Amatra-5), com o nome Trabalho, Justiça e Cidadania, que levou conhecimento e informação aos trabalhadores da Arena Fonte Nova nos últimos dois meses.

Fonte: Agecom-BA