Flávio Dino: Pesquisa mostra como o público da Rio+20 vê o Brasil

 O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flavio Dino, apresenta aqui os resultados de pesquisa realizada durante a Conferência da ONU, a Rio+20, em junho, no Brasil. O público-alvo foram os visitantes estrangeiros e líderes de opinião internacional, ouvidos durante a Conferência sobre a capacidade do Brasil para sediar eventos internacionais.

Dino ressalta durante a apresentação as belezas naturais e a hospitalidade como pontos fortes: “Os indicadores apontam que as pessoas aqui são simpáticas, a nação é tolerante, multicultural, alberga e protege diferenças. É um país lindo, esse é um atributo consolidado”.

Além da hospitalidade brasileira, já bem conhecida, a segurança foi avaliada como boa ou ótima por 75% dos entrevistados, e 51% consideraram que o país já está preparado para sediar os megaeventos, como a Copa e as Olimpíadas, enquanto 31% acham que ainda não está, mas conseguirá se preparar a tempo.

A expectativa do sucesso, segundo Dino, pode servir de mola propulsora para mais investimentos em infaestrutura.

A amostra foi composta por dois grupos: 101 jornalistas de 42 países e 127 membros de delegações de governos estrangeiros de 33 países.