Estudantes da UFRJ ocupam reitoria em apoio a greve de servidores

Estudantes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ocuparam a reitoria da instituição, em apoio aos servidores que estão em greve. O objetivo dos alunos é pressionar a universidade para que o ponto dos grevistas não seja cortado pelo governo.

Os estudantes fizeram uma vigília na reitoria na noite desta quarta (11) e, na manhã desta quinta-feira (12), fazem um protesto no local. Segundo Tadeu Alencar, que representa a UFRJ no comando nacional de greve estudantil, os alunos devem também participar da reunião do Conselho Universitário, que ocorre ainda hoje.

Enquanto isso, os professores da UFRJ devem protestar por melhores condições salariais, com intervenções artísticas em 12 monumentos do Rio. Entre as ações previstas pelos grevistas estão a leitura de poemas, apresentações musicais e performances em estátuas de artistas como Carlos Drummond de Andrade e Noel Rosa.

De acordo com a Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), 92 instituições federais de ensino superior estão em greve no país.

Os professores reivindicam, entre outros pontos, a reestruturação das carreiras técnicas e dos docentes, a democratização das relações de trabalho e a aprovação da carga horária de 30 hora para os técnicos administrativos.

Fonte: Folha de S.Paulo