Paraguai quer usar mecanismo comercial para voltar ao Mercosul

Nesta segunda-feira (9), o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai entrou com pedido de revisão no Tribunal Permanente de Revisão do Mercado Comum do Sul (Mercosul) da determinação de suspender o país do bloco. O Paraguai questiona a decisão tomada por unanimidade pelos presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, Argentina, Cristina Kirchner e Uruguai, Pepe Mujica.

O governo paraguaio recorreu ao Protocolo de Olivos, que regula a solução de controvérsias entre os membros do bloco, para pedir a inaplicabilidade da medida e também para pedir a anulação da entrada da Venezuela no bloco. O país caribenho deverá integrar oficialmente o Mercosul a partir do dia 31 de julho em reunião que será realizada no Rio de Janeiro.

Manobra controversa

De acordo com o professor da Universidade de Brasília, Alcides Costa Vaz, especialista em integração regional, esta será a primeira vez que o Protocolo de Olivos poderá ser aplicado para resolver uma questão política.

Leia também:
Wexell Severo: Desdobramentos da entrada da Venezuela no Mercosul
Venezuela no Mercosul é bom para o Brasil, diz secretário
Chávez virá ao Brasil para participar de cerimônia do Mercosul
 

Em entrevista concedida ao Portal Vermelho, ele esclareceu que o protocolo trata de questões controversas na área comercial, portanto, “isso é algo sem precedentes. O protocolo [de Olivos] tem um sistema de arbitragem composto por um corpo técnico de especialistas e, no caso, é a última instância para recorrer” em questões comerciais.

Segundo a chancelaria paraguaia, há prazos entre 60 e 90 dias, que podem ser ampliados, para que o tribunal dê uma resposta ao pedido paraguaio.

Da Redação do Vermelho,
Vanessa Silva com informações da Agência Brasil