Palmeiras x Corinthians: o jogo vermelho em 1945

Amanhã (dia 24) é dia de um clássico histórico do futebol paulista e brasileiro. Palmeiras e Corinthians entram em campo lutando pela liderança do certame estadual de 2012. Há exatos 67 anos, o mesmo jogo não valia tanto, mas acabou entrando para a história graças ao resgate feito por ninguém menos do que o atual ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Em 13 de outubro de 1945, os dois maiores times de futebol de São Paulo – Corinthians e Palmeiras – entraram em campo para um jogo beneficente. O Estado Novo tinha acabado e os nazistas sido derrotados na Europa. Começava a “guerra fria”, mas o jogo era para arrecadar recursos para o Partido Comunista do Brasil (PCB) por intermédio do Movimento Unificador dos Trabalhadores (MUT). (…)

No livro Palmeiras x Corinthians, 1945: O Jogo Vermelho” (São Paulo, Editora Unesp, 2010), Aldo Rebelo narra o jogo como apaixonado por futebol e analisa as circunstâncias históricas que possibilitaram que os dois importantes times fizessem uma partida em benefício dos comunistas, que iriam poucos dias depois participar das eleições para a Constituinte e para a presidência da República.

A partir de uma intensa pesquisa, que incluiu arquivos de jornais, universidades, clubes, Federação Paulista de Futebol e entrevistas com ex-dirigentes comunistas, ex-jogadores e familiares de pessoas ligadas ao jogo, Aldo Rebelo lembra a partida e revela os bastidores do que aconteceu no estádio naquele dia. O Palmeiras, para quem Aldo Rebelo torce, ganhou por 3×1. O PCB conseguiu Cr$ 114.464,00 com a partida.

Fonte: Portal Aldo Rebelo