Programa prevê mais 5 mil casas no Paranoá

O governo do Distrito Federal aprovou um projeto de lei que autoriza o Executivo a contratar financiamentos de até R$ 45 milhões junto à Caixa Econômica Federal para a construção de casas populares no Paranoá por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O projeto sancionado na última sexta-feira, será publicado na edição de hoje do Diário Oficial do DF (DODF).

“Essas são iniciativas muito importantes para o desenvolvimento do Distrito Federal. Teremos a garantia de recursos para construir mais moradias destinadas à população que re almente precisa, e com toda a infraestrutura necessária”, ressaltou o governador Agnelo Queiroz.

Os recursos destinados à área habitacional serão aplicados na execução das obras de infraestrutura do Projeto Habitacional de Interesse Social do Paranoá Parque. Está prevista a construção de mais de 5 mil unidades habitacionais na região, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O valor financiado será investido em obras de terraplanagem, rede de drenagem, rede de abastecimento de água, rede coletora de esgotos sanitários, paisagismo e arborização, redes de distribuição elétrica, iluminação pública e pavimentação asfáltica, calçadas e meios-fios.

Zerar déficit

“Esta é mais uma ação de grande relevância para a Habitação no DF. Estamos trabalhando para zerar o déficit habitacional, com o lançamento de 100 mil unidades habitacionais. Já lançamos mais de 24 mil, todas em local com infra-estrutura completa. Além disso, priorizamos o desenvolvimento sustentável”, ressalta o secretário de Habitação.

As novas unidades do Paranoá fazem parte do programa federal Minha Casa, Minha Vida. Para ter acesso ao financiamento, os moradores do DF devem estar inscritos no programa Morar Bem, para terem direito às casas. Para participar, é necessário estar registrado no novo Cadastro Habitacional do DF, realizado pela Secr etaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) e atender aos pré-requisitos estipulados. Entre eles, morar no Distrito Federal nos últimos cinco anos, não ter outros imóveis e possuir renda mensal familiar de até 12 salários mínimos.