Irmãos indígenas no brasileiro de Karatê

Da comunidade indígena Tikuna para a consagração no esporte verde e amarelo. Esse é o enredo que os irmãos Eliaquim, de 15 anos, e Brandon Ferreira Neves, 13, querem escrever na cidade de Vitória (ES), palco do Campeonato Brasileiro de Karatê, categorias Infantil e Cadete, de sexta-feira (13 de julho) até domingo (15).

Indígenas karatecas

A dupla e mais o técnico Raimundo Nonato de Jesus ganharam passagens aéreas do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). O embarque será na tarde da próxima quinta-feira, dia 12.

Eliaquim começou a carreira no karatê em 2010 e hoje é um dos atletas do primeiro escalão no País entre os cadetes (14 a 15 anos) até 55 kg. Depois de faturar dezenas de medalhas em solo baré, em 2011, o guerreiro Tikuna conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro. Seu diferencial no esporte é raiz indígena: ele faz parte do clã Tikuna e mora no bairro Tarumã, Zona Oeste. Além disso, é um polivalente, pois pratica também remo e natação com o renomado professor de Educação Física Manasseh Barbosa.

“Tenho orgulho de ser Tikuna e espero representar bem meu Estado e minha etnia lá fora. Garra e determinação não vão faltar nessa competição, pois estou treinando pesado para fazer bonito”, disse o garoto, que cursa o 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Nilo Peçanha, na avenida Joaquim Nabuco, Centro.

Brandon, aluno do 7º ano no Nilo Peçanha, é estreante no Brasileiro de Karatê e vai à luta na faixa dos 12 a 13 anos, categoria até 45 kg. Ele e o irmão treinam na Associação Sakugawa de Karatê, na avenida Presidente Vargas, 277, Educandos, Zona Sul de Manaus.

O técnico Raimundo Nonato de Jesus esbanja otimismo com seus pupilos. Para ele, o desempenho deve ser excelente.

“Eles são duas revelações do karatê amazonense e esperamos obter um bom resultado em Vitória. Agradecemos o apoio do Governo do Amazonas ao desenvolvimento dos atletas da Associação Sakugawa”, disse o mestre.