Denúncias sobre senadores paraguaios são confirmadas

As declarações de um jornalista brasileiro, amplamente divulgadas, confirmaram a denúncia do presidente Hugo Chávez sobre senadores paraguaios cobrando dinheiro para aprovar a entrada da Venezuela ao Mercosul.

Kennedy Alencar, colunista da rede Globo do Brasil, apoiou o que foi dito pelo mandatário venezuelano e identificou como um desses legisladores Lino Oviedo, chefe do partido Unacé, colaborador na destituição do presidente Fernando Lugo.

O senado paraguaio, de acordo com fortes interesses econômicos nacionais e estrangeiros e outros partidos tradicionais de direita, tinha impedido a entrada da Venezuela ao Mercado Comum do Sul (Mercosul), apesar de Caracas contar com a aprovação dos demais membros da organização.

Para isso, a direita paraguaia usou um artigo do regulamento do Mercosul, no qual consta que a entrada ao bloco deve ser aprovada pelos parlamentos de todos os Estados membros.

Oviedo, segundo as manifestações de Alencar, esteve muito ativo na exigência de 12 milhões de dólares à Venezuela, junto a outros parlamentares paraguaios, para autorizar a entrada da Venezuela no Mercosul.

Alencar indicou que certos elementos desta atitude de Oviedo e outros senadores corruptos cruzaram a fronteira e chegaram a fontes do Itamarati, a chancelaria brasileira.

A acusação de Chávez, que disse ter em seu poder provas sobre a denúncia, bem como a declaração do jornalista brasileiro, impactaram os meios de difusão e quase nem foram desmentidas pelos senadores dos partidos tradicionais.

Prensa Latina