PCdoB-DF debate gestão democrática nas escolas

Na terça-feira, 3, na sede do PCdoB/DF, aconteceu um debate sobre gestão democrática nas escolas públicas do DF.

PCdoB-DF debate gestão democrática nas escolas

O encontro foi uma iniciativa do SINPRO/DF e da sigla Comunista. A mesa foi composta pelo presidente do PCdoB/DF, Augusto Cesar Madeira; pela secretária de Políticas para Mulheres do DF, Olgamir Amâncio; pelo diretor do Departamento Regional de Ensino do Gama, José Antônio Coelho; e pelo diretor do SINPRO/DF, Jairo Mendonça.
O debate objetivou traçar estratégias para as eleições dos Diretores e Conselheiros de Educação das Escolas Públicas no Distrito Federal. Em sua fala, Madeira fez uma avaliação da situação política no mundo, no Brasil e no Distrito Federal, além de citar a importância das lideranças exercidas por Olgamir e José Antônio na construção de nomes para concorrer a uma vaga na Câmara Distrital em 2014. Informou, também, que o Partido realizará um Seminário Para os Pré-Candidatos do PCdoB às Eleições Distritais, como forma de contribuição na construção dos nomes que irão disputar as eleições de 2014.
Olgamir defendeu que, para melhor entender a realidade das Escolas Públicas, é necessário contextualizar. Ou seja: quem é e como vive o aluno, qual é a realidade da escola, como vive a família desse aluno etc. Para implantar uma gestão democrática é necessário entender que, historicamente, a educação sempre foi restrita a uma pequena parcela da população em nosso País, que às mulheres, aos negros, índios e pobres, sempre foi negado o direito à educação.
Ela reconhece que ainda faltam muitas conquistas, mas que os avanços também são muitos. A secretária fez um resumo da história política do país quando, na ditadura militar, o professor tinha que dar aula sem envolver-se nas questões da gestão da escola. Relembrou a inquietude dos que lutaram pela Democracia quando, em 1985, os eleitos para a direção das escolas e “complexos escolares” eram os mesmos que estavam a serviço da ditadura. Relembrou ainda quando o direito de eleger a direção das escolas foi perdido em 1989, no Governo Roriz, que gostava de afirmar que “se querem eleger um diretor de escola, elejam um governador”. Falou da satisfação ao resgatar a Gestão Democrática em 1985, com o governador Cristovam Buarque, e da decepção da “Gestão Compartilhada”, pautada nos princípios neoliberais da produtividade, com o Governo Arruda.
Para Olgamir “a escola tem que ser plural, para conviver com as contradições, não se pode estabelecer metas unilaterais, porque as escolas não são iguais; a escola da periferia é diferente da escola do centro da Cidade”.
O professor José Antônio enfatizou que “falamos muito em democracia, mas muitas vezes somos autoritários. Para uma gestão democrática é necessário ouvir a todos. O aluno sabe quando a merenda está ruim ou quando uma professora grita com ele. Precisamos ouvir esse aluno também, assim como os pais que muitas vezes são chamados à escola só para homologar as decisões que tomamos. Na gestão democrática, todos participam.” Disse ainda que acredita que nós temos condição de assumir uma democracia plena.
Jairo Mendonça avaliou que o debate foi muito produtivo e que contribuiu bastante para a construção de uma democracia plena nas escolas. O diretor do SINPRO/DF informou aos presentes que o Blog do Arretadinho (veja link abaixo) encontrava-se no local fazendo a cobertura do debate e que o Espaço Cultural Arretadinho retomará as suas atividades no Gama como “Ponto de Cultura”.
A professora Zezé falou da importância das relações e condições de trabalho para a saúde do professor. Várias outras intervenções ao debate foram feitas pelos participantes. Marcaram presença a subsecretária de Políticas para Mulheres, Valesca Leão, e o secretário de Organização do PCdoB/DF, Alan Bueno.

Joaquim Dantas ,