Aldo Rebelo destaca inclusão social em países da CPLP

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, presidiu, na manhã desta sexta-feira (6), a 5ª Reunião da Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), na cidade de Mafra, em Portugal. O encontro acontece paralelamente aos 8º Jogos Desportivos da CPLP, também na cidade de Mafra, que terão abertura oficial neste sábado (7).

Aldo Rebelo destaca inclusão social em países da CPLP - Ministério do Esporte

"A CPLP tem dado passos importantes na busca da garantia de crescimento econômico e de inclusão social em nossos países. Nossa determinação de seguir buscando aprofundar a integração e o desenvolvimento comum tem reflexos, também, na capacidade de propiciar desenvolvimento aos nossos jovens", afirmou o ministro brasileiro.

Aldo Rebelo ressaltou a importância da CPLP para o desenvolvimento conjunto e integrado dos países de língua portuguesa e reafirmou que é preciso manter a determinação de buscar o progresso comum.

O ministro fez um relato de instrumentos de que o Brasil dispõe, como a Lei de Incentivo ao Esporte e o Programa Segundo Tempo, que já atende a dois milhões de jovens em todo o país, nesse processo de busca da inclusão social.

"Infelizmente, apesar dos avanços sociais alcançados nos últimos anos, o Brasil ainda enfrenta desequilíbrios sociais e regionais. A transformação dos programas de incentivo ao esporte em política nacional, o que já começa a ser debatido, vai ajudar muito na superação dessas desigualdades”, avalia.

Segundo ele ainda, “a realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016 também deixará importante herança para o nosso desenvolvimento. Herança que queremos estender aos nossos irmãos da CPLP e aos nossos vizinhos da América do Sul", afirmou Aldo Rebelo.

Da Redação de Brasília