Obras do Noroeste continuam, após acordo ambiental

As obras no Noroeste, mais novo bairro nobre de Brasília, estão liberadas. O acordo entre a Terracap e o Instituto Brasília Ambiental que possibilitou a retomada das construções, foi publicado ontem no Diário Oficial do Distrito Federal.

As atividades nos canteiros de obras do novo bairro haviam sido suspensas após órgãos ambientais constatarem que as construções estavam causando danos ambientais ao Parque Nacional de Brasília e ao Lago Paranoá. A Terracap recebeu duas multas do Ibram, uma de R$ 149 mil e outra de R$ 2,5 mil, por problemas como a destinação inadequada da terra oriunda das escavações, atraso nas o bras de infraestrutura do bairro e falhas no controle do acesso aos canteiros.
A empresa também se comprometeu a cumprir uma série de exigências do Ibram para que a licença para as obras fosse validada novamente. Além de pagar as multas, a Terracap também terá que apresentar um cronograma para a implantação do Parque Ecológico Burle Marx, intensificar a retirada de entulhos dos canteiros e concluir a instalação de parte do sistema de drenagem do novo bairro.
De acordo com o Ibram, a multa original aplicada à Terracap foi maior, mas o valor foi reduzido após a empresa se comprometer a solucionar os problemas e pagar a infração dentro de 30 dias.